Hello avid learner,
Não é novidade pra ninguém (ou não devia ser) que a língua inglesa é falada por, pelo menos, cerca de 1,5 biliões de pessoas em todo o mundo. Se estás aqui porque escolheste aprender inglês ou por pura curiosidade, vais gostar de conhecer um pouco da história dessa língua, por tanta gente falada.
“And without further ado, lets get cracking!“
As primeiras formas da língua inglesa resultam da evolução de uma fusão de línguas e dialetos trazidos para a Grã-Bretanha por diferentes povos ao longo de vários séculos, como podes ver pela ordem cronológica a seguir:
- Séculos V e VI: invasão dos povos jutos e anglo-saxões – noroeste europeu;
- Séculos VIII e IX: invasão dos vikings – nórdicos;
- Século XI: conquista normanda – franceses;
Por volta do século XV, já se falava um proto-inglês moderno com influência renascentista que trouxe consigo palavras novas e alterações significativas à nível de pronúncia. Nessa altura deu-se também o surgimento da imprensa em Londres que contribuiu para a disseminação do idioma.
No século XVII, temos já um inglês moderno influenciado por William Shakespeare, um dos maiores poetas e dramaturgos da literatura inglesa, que adicionou pelo menos 1700 palavras novas à língua inglesa. Yup! São exemplos palavras como:
- Alligator
- Bedroom
- Gossip
- Nervy
- Obscene
Até então, essas palavras não existiam na língua inglesa.
Com a expansão colonial Britânica a língua inglesa foi-se disseminando pelo mundo até que eventualmente se tornou língua franca. Com o fim da colonização Britânica, as ex-colónias continuaram a usar o idioma como forma principal de comunicação fazendo com que naturalmente o idioma evoluísse e sofresse outras transformações que culminaram no surgimento de mais palavras novas.
No século XIX, a inexistência de um dicionário de inglês deu início a um processo de revisão da língua inglesa desde a invasão dos povos germânicos. Uma tarefa monumental que culminou na publicação do primeiro dicionário da língua inglesa, composto por dez volumes, posteriormente compilados num só e publicados em 1933 com a designação oficial de Oxford English Dictionary. Para acompanhar o progresso digital, o dicionário foi revisto, digitalizado e publicado. Atualmente o Oxford English Dictionary tem um website dedicado e a cada três meses são publicadas atualizações que contemplam novas palavras e a sua história evolutiva, frases, etc. Só em 2023, quase 4000 novas entradas e revisões foram registadas! “Amazing, right?!“
Durante o século XX, a crescente influência do inglês americano e da cultura americana, nomeadamente a nível de indústrias e corporações, do cinema de Hollywood, da musica Pop, do “fast food” e “fast fashion“, tiveram também um impacto tremendo na difusão da língua inglesa e na rapidez com que se deu essa difusão.
A língua inglesa como a conhecemos hoje é muito diferente da que era falada nos séculos V e VI. É uma língua em constante evolução e que se adapta às necessidades linguísticas daqueles que fazem uso dela para se comunicarem. Por isso, permite-te aprender consciente de que pode ser que haja uma maneira diferente, mais fácil, mais intuitiva… de transmitires as tuas ideias e os teus sentimentos. Permite-te errar e usar a tua língua materna para adaptares o inglês a ti, pode ser que um dia essas adaptações sejam adotadas… “Who knows?!“
Parabéns e obrigada por teres lido até aqui. Vemo-nos na próxima edição.
Bye for now